O paciente atendido pelo médico internista é visto globalmente, abrangendo adultos, tanto jovens como idosos, em todo esse espectro de faixa etária. As doenças mais prevalentes na população, tais como hipertensão e diabetes, também são tratadas por médicos internistas. Para estudar o intricado labirinto que é o corpo humano, só de graduação são seis anos, sem contar especializações e cursos adicionais, sempre necessários nessa área. Na formação básica estão a Anatomia e a Fisiologia, que estuda o funcionamento do organismo. Sistema Cardiovascular, Sistema Respiratório, Sistema Digestório, Imunopatologia, Nutrologia, Doenças Infecciosas e Assistência Básica à Saúde são algumas das disciplinas que fazem parte da integralização curricular. E objetivamente, para ser cardiologista, o médico faz antes especialização em Clínica Médica, um pré-requisito.
- Já os psiquiatras atuam de maneira mais diretiva, fazem a avaliação e a intervenção química, mas não conduzem sessões de terapia.
- Assim, você terá acesso a todas informações que precisa para saber como escolher uma profissão.
- Pois é isso que vai manter a sua capacidade de trabalho e impulsioná-lo a se destacar no mercado, atendendo aos seus pacientes da melhor forma possível.
- Existem as partes teóricas, voltadas para a cirurgia geral, e áreas cirúrgicas, como a urologia , a cirurgia vascular e outras.
- Trata-se de uma das áreas com alta procura pela população, considerando que os problemas cardíacos estão entre as principais causas de óbito no mundo.
Não é preciso cursar outra residência para iniciá-la, o médico que terminar sua graduação pode logo começar a residência ou especialização em dermatologia, que dura 3 anos. No Brasil, os termos “clínico geral” e “generalista” são popularmente utilizados para se referir ao médico sem especialização. Recém-formado, o profissional recebe o registro no Conselho Regional de Medicina e é considerado apto para praticar a Medicina. “Todo paciente que não tem especialidade responsável fica com a Clínica. A postura deve ser sempre de acolhimento e organização do fluxo adequado para o serviço.
Ginecologia

Ao concluir a especialização, ele estará apto para exercer a especialidade escolhida. Apenas sete, entre as 53 especialidades da medicina reconhecidas, concentram mais de 50% dos profissionais médicos de todo o território brasileiro. ver detalhes , faltam profissionais para atender a população de regiões mais afastadas dos grandes centros e essa pode uma oportunidade para quem quer começar a carreira e ganhar bem. Concursos públicos para médicos em de postos de saúde de cidades do interior podem oferecer salários de cerca de 20 mil reais. Os locais em que se realizam atendimentos ambulatoriais e de emergência são receptivos ao clínico geral. Esse profissional está presente em hospitais, postos de saúde, unidades de pronto atendimento, em atendimento domiciliar e em clínicas particulares, também recebendo clientes de planos de saúde.
Especialista Em Cirurgia Oncológica
O exame é sempre realizado por um médico especialista auxiliado por uma equipe de enfermagem. A Endocrinologia Pediátrica é uma subespecialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas especialmente em crianças e adolescentes. A Especialização em Emergências Pediátricas tem como objetivo atualizar o profissional no atendimento de casos de urgência e emergências pediátricas, desde a abordagem diagnóstica até a melhor intervenção terapêutica. A Densitometria óssea é um exame que avalia a massa óssea e estima o risco de fratura dos ossos.
Você pode gostar de ler também sobre Como escolher o melhor curso para residência médica. E então, curtiu saber mais sobre as especialidades médicas, como a clínica médica? Cuidar de sua saúde envolve cuidados que começam na infância, com a pediatria, e se estendem pela vida toda. É necessário se alimentar bem, manter-se ativo e fazer exames de rotina para garantir que seu organismo funcione em equilíbrio. O médico deve sempre manter-se atento para conhecer todas as novidades e evoluções da sua área de atuação, independentemente de sua especialidade.